Extensão em Inovação Extensões curriculares da UFPE Projeto de extensão vinculado à metodologia Projetão, que incorpora as horas de desenvolvimento das soluções desenvolvidas

Extensão em Inovação UFPE

Documentação junto à Proexc Aprovação do projeto


É notório que as soluções de inovação criadas durante as diversas disciplinas de Projetão oferecidas na UFPE demandam muito mais tempo de desenvolvimento do que a carga horária em sala de aula. Toda disciplina possui uma carga de trabalho prevista, entre exercícios e projetos, mas o trabalho multidisciplinar elaborado através da metodologia Projetão, que prevê o diálogo permanente com usuários da solução, e validações constantes das propostas, supera qualquer carga de atividades inerentes a um componente curricular.

Para que os projetos possam ser feitos com a dedicação necessária, instituímos a extensão em inovação, composta basicamente por toda a carga horária necessária para que os estudantes possam desenvolver seus projetos de inovação da forma certa, contabilizando 8 horas de projeto por semana, e totalizando até 140 horas de atividades extensionistas para o estudante.



Esta extensão curricular caminha de forma paralela a todas às disciplinas que obedecem o calendário semestral de projeto do Instituto de Educação para Inovação (IEI) e a metodologia Projetão, sendo assim possível que um único projeto possa cobrir 200 horas, 260 horas, ou até mesmo a totalidade das 300 horas letivas de um semestre quando o aluno está matriculado em disciplinas convergentes com Projetão.



Públicos para os quais a extensão é destinada

A extensão em inovação é direcionada para os seguintes públicos:

Estudantes da UFPE cursando uma, ou mais, disciplinas de Projetão no semestre.

Professores visitantes ou doutorandos realizando residência como mentores de projeto.

Colaboradores externos que ajudam o desenvolvimento dos projetos como avaliadores, através de palestras, seminários, ou oferecendo suporte dentro das organizações parceiras.


Inscrição e documentos necessários para estudantes

dica">As inscrições na extensão em inovação se iniciam com a Quest #2 (após a formação dos grupos), e são feitas mediante a:

1 preenchimento do Curriculo Lattes (CNPq);
2 cadastro do estudante na plataforma Sigproj;
3 envio do CPF para o professor da disciplina em que está matriculado.

Os cadastros no Curriculo Lattes e SigProj, assim como o envio do CPF, podem ser feitos em qualquer momento do semestre, porém, as horas de atividade de extensão contam apenas após a inclusão no projeto de extensão.


Ações de extensão previstas

PARA ESTUDANTES

Mentorias Acompanhamento e discussões semanais com mentores designados para cada equipe de projeto.

Demoday Evento de apresentação dos projetos de inovação realizado ao final de cada semetre letivo.

Palestras Apresentações realizadas por profissionais do mercado e especialstas em tópicos específicos.

PARA MENTORES

Simpósios Encontros do grupo de pesquisa em inovação para atualização e intercâmbio entre mentores de Projetão e grupos de inovação.


Certificações

Cada uma das atividades realizadas dentro do projeto de extensão em inovação é certificada. Todos os participantes, sejam estudantes universitários cursando uma ou mais disciplinas, ou colaboradores externos, recebem certificados emitidos pela UFPE relativos às suas atuações:

Participação em atividade de extensão A conclusão do projeto de inovação, ao término do semestre, garante aos estudantes de graduação ou pós-graduação o certificado de conclusão de até 140 horas das atividades extensionistas.

Participação em evento A participação no Demoday, nos Simpósios de Pesquisa, em seminários, ou outros eventos relacionados à Projetão, conferem certificados à todos os envolvidos.

Juri de avaliação Os convidados externos que integram o juri de avaliação dos projetos em cada Demoday recebem certificados por sua atividade no evento.

Mentor de projeto Professores visitantes e pesquisadores (doutorandos) realizando residência no trabalho de mentoria dos projetos de inovação são certificados mentores na metodologia Projetão ao término do acompanhamento de sua primeira turma.

Palestrante Profissionais que realizam uma palestra ou seminário para turmas de Projetão recebem certificados como palestrante, pela colaboração oferecida.


Participantes e resultados da extensão

Consulte o Relatório de Extensão todos os participantes que já passaram pela extensão em inovação, e os resultados obtidos por cada equipe.


Certificados

Aqueles que participaram das ações de extensão vinculadas à Projetão podem acessar seus certificados aqui. Os cerificados ficam disponíveis permanentemente no sistema.




Perguntas Frequentes

Quais são as atividades e obrigações da Extensão em Inovação?

As atividades da extensão são exatamente aquilo que você já fará ao longo do seu projeto: realizar todas as Quests previstas na metodologia em um projeto aplicado.

Para resolver seu projeto será necessário que você e sua equipe mantenham um diálogo permanente com a sociedade, ou, mais especificamente, com grupos de potenciais usuários da solução em desenvolvimento. Este processo será feito de forma autônomia pela equipe e exigirá muito mais tempo do que a carga horária das disciplinas oferecem. A extensão possibilita que a os estudantes possam realmente se dedicar ao projeto ao terem todas as horas dedicadas à ele contabilizadas.

Em que horário é realizada a Extensão em Inovação?

Há dois tipos de atividades previstas para alunos da graduação na Extensão em Inovação: mentorias e o desenvolvimento do projeto.

As mentorias são realizadas em horário combinado em comum acordo entre o professor mentor e a equipe para a qual ele está designado.

O desenvolvimento do projeto é realizado pela equipe de forma autônoma. Os alunos é quem decidem de que forma se organizam para isso, e quais os momentos e horários que a equipe se reune para trabalhar nele.

Eventualmente, mentores podem oferecer orientação em assuntos específicos para todas as equipes. Estas atividades são realizadas nos horários que os metores podem oferecer, e são, logicamente, facultativas.

universidade
federal de pernambuco
instituto de educação
para inovação

: CIn