IEI Instituto de Educação para Inovação Instituto dedicado ao estudo da inovação metodológica e responsável pela metodologia Projetão

Sobre o Instituto de Educação para Inovação


O IEI é um instituto criado a partir do Grupo de Inovação do CIn, pelos professores diretamente responsáveis na criação e maturação da metodologia/framework de inovação conhecida como Projetão.

O instuto tem como missão facilitar e difundir o ensino de inovação, e adota as seguintes diretrizes para realizar esse trabalho:

1 Aprimorar o ensino de inovação e torná-lo acessível à todos;

2 Difundir a concepção de que inovar não é um talento inato e exclusivo de poucas mentes brilhantes, mas sim um trabalho realizado em equipe, de forma consistente e estruturada.


Atividades


As atividades do instituto se dividem, atualmente, em três frentes distintas:

Pesquisa Condução de pesquisas sobre inovação, desenvolvidas no Programa de pós-graduação do Centro de Informática da UFPE, e de pesquisas aplicadas sobre as práticas empregadas nas diversas disciplinas de Projetão, seus resultados, e seus impactos sobre a sociedade. O Grupo de Pesquisa em Inovação Metodológica é responsável por monitorar, mapear, avaliar e aperfeiçoar a metodologia Projetão, lhe mantendo sempre atualizada, relevante, e compatível com as práticas realizadas nos polos de inovação.

Ensino O trabalho de pesquisa alimenta, atualiza e renova a metodologia de projeto que é ensinada em sala de aula. Grande parte das atribuições do instituto são de documentar e difundir este conhecimento permanentemente revitalizado, para que os diversos grupos de inovação, espalhados nas diversas instituições de ensino que escolheram adotar Projetão como método, possam ensinar o que há de mais atual e afinado com as práticas necessárias nas Startups e nos novos negócios; o instituto também é responsável pela elaboração de residências para que novos professores se familiarizem com a metodologia, intercâmbios entre os grupos de inovação, e suporte para que novos grupos implementem Projetão em suas instituições de ensino.

Extensão Por fim, a terceira frente de atuação do instituto é na definição de projetos de extensão universitária, através dos quais a metodologia aprendida em sala de aula passa a ser aplicada em contextos reais, com pessoas e grupos reais, na tentativa de fomentar projetos de inovação que possam se tornar também realidades de mercado. A extensão universitária pavimenta a jornada projetual que será adotada nas diversas disciplinas, e coordenada outras atividades universitárias para que possam colaborar ou se acoplar aos esforços de inovação já em desenvolvimento; e, não menos importante, é através dela que o Demoday, evento onde os projetos dos estudantes são apresentados publicamente, é organizado.


Conselho diretor


Prof. Geber Lisboa Ramalho
Professor da Universidade Federal de Pernambuco.

Prof. André Neves
Professor da Universidade Federal de Pernambuco e da Universidade da Beira Interior (Portugal).

Prof. Guilherme Ranoya
Doutor em meios e processos audiovisuais pela Universidade de São Paulo, e professor da Universidade Federal de Pernambuco.

Prof. Fernando Sales
Professor da Universidade Federal de Pernambuco.
Coordenador do Núcleo de Telessaúde (NUTES).

Prof. Giordano Cabral
Professor da Universidade Federal de Pernambuco.

Prof. João Bosco Paraíso da Silva
Professor da Universidade Federal de Pernambuco.

Prof. Cristiano Coelho Araújo
Professor da Universidade Federal de Pernambuco. Membro do Projeto de Cooperação Latino-americana e Europeia em Inovação e Empreendedorismo (LISTO).
Professor do programa Apple Developer Academy

Prof. Luciano Meira
Ph.D. em educação matemática pela Universidade da Califórnia, professor da Universidade Federal de Pernambuco.
Coordenador de ciência e inovação da Joy Street.

Prof. Leonardo Castillo
Professor da Universidade Federal de Pernambuco.

Profª. Alana Elza Fontes da Gama
Professora da Universidade Federal de Pernambuco.

Prof. José Carlos Cavalcanti
Professor da Universidade Federal de Pernambuco.

universidade
federal de pernambuco
instituto de educação
para inovação

: IEI