Early Adopters Grupo/Comunidade de teste Grupo de usuários afoitos dispostos a utilizar a solução / projeto antes de sua completa maturação

O que são?

Todo produto ou serviço conta com um pequeno grupo de pessoas que desejam usá-lo ou experimentá-lo mesmo antes de estar completo e/ou finalizado. Este grupo de pessoas são conhecidos como early adopters ou usuários afoitos.

Tratam-se de pessoas que enxergam mais rapidamente o valor da solução proposta, seja porque estão mais envolvidos com os problemas que ela vem para resolver, seja porque conhecem com mais profundidade as diversas alternativas disponíveis e não se sentem comtemplados com algo mais adequado. De uma forma ou de outra, os usuários afoitos se dispõem a adotar uma solução ainda imperfeita, e podem contribuir para seu aperfeiçoamento.


Como trabalhar com os Usuários Afoitos (Early Adopters)?

Ainda que a solução não esteja sequer prototipada, os usuários afoitos podem ajudar a desenhar suas características e atributos.

A forma mais simples para envolvê-los em um projeto é construir uma comunidade, incialmente com pessoas próximas que se qualifiquem como potenciais usuários da solução, e aos poucos agregando novos membros a esta comunidade.

Manter um diálogo permanente com esta comunidade, lhes apresentado os avanços e ideias propostas, permitindo que experimentem o que está em desenvolvimento, observando seu uso e lhes consultando sobre como avaliam o que está sendo desenvolvido, cria um engajamento/envolvimento com o projeto. Esta comunidade se torna, assim, a base de validação da solução.


Como / quando usar?

Os usuários afoitos são importantes para o desenvolvimento do projeto de ponta-a-ponta. Assim que se definem os públicos para os quais a solução é destinada na Quest #3 até a organização do processo produtivo na Quest #8, todas as decisões de projeto precisam ser validadas com seus usuários, e desta forma, os usuários afoitos podem ser de grande valia.

universidade
federal de pernambuco
instituto de educação
para inovação