Wireframe Planejamento de interface Organização espacial e dimensionamento das interfaces

O que são?

Wireframes são diagramas/esquemas gráficos que ajudam a planejar, setorizar e organizar a distribuição de informação e conteúdo em uma interface. É através delas que estudamos de que maneira os conteúdos serão distribuidos ao longo de uma tela/layout, suas dimensões e composição. Os wireframes não são construções gráficas elaboradas; são, na verdade, o mais simples possíveis, desenvolvidas da forma mais rápida possível, com o intuito de estudar e aperfeiçoar o projeto das interfaces.


No que os wireframes são baseados?

Wireframes são baseados no planejamento gráfico/visual utilizado na construção de layouts para artefatos editoriais ou no design de informação. Trata-se de uma técnica secular utilizada no projeto destes tipos de artefatos.


Como trabalhar com wireframes?

Wireframes são peças descartáveis. Elas são feitas para poupar o tempo elevado para o desenvolvimento da arte final de um layout detalhado e, posteriormente, descobrir que seus elementos deveriam estar distribuídos de forma diferente. São, portanto, uma ferramenta para estudo do projeto, ajudando a entender como configurar visualmente a interface da solução proposta.

Não há uma forma certa ou errada de desenvolver wireframes, respeitando o conceito de que eles não devem ser peças detalhadas, e que seu intuito é revelar falhas ou problemas no projeto, para que sejam corrigidas antes que a solução final seja efetivamente construída.

O wireframe precisa, essencialmente, delinear quais são os conteúdos que deveram estar contidos em uma interface/layout, qual sua posição/setorização neste layout, e quais suas dimensões/proporções em relação ao todo.


Como / quando usar?

Wireframes são estudos e considerações necessárias quando a solução começa a ganhar sua forma material. Isto acontece, geralmente, em torno da Quest #7.

universidade
federal de pernambuco
instituto de educação
para inovação